11 janeiro 2014

Kual Ódituria kol kê! Iste só Lá vai com Conta Kilómetres

 
 


Ó tempe ke já na vinha a esta terra impertante! Akuaze ke já na sabia falar à mó da praia, á ó!
Desta vez fui kum prime matezenhêre pó mar da França e da Inglaterra. Assim sim! Kem kizer fazer dietas agora tá acamáde... Não há nadinha ke páre no xtômague. É pior k'ákelas pikenas tizecas da moda. Inda não intrô já tá a sair.
E pe falar em intrar e sair. Mas ke conversa é esta ke pái s'ôve d'óditurias ó kié? Mas indé pecize más óguma coiza? A rabana e uma corda pós amarrar a todes no penhal. Agora óditurias... Os tristes ke pa lá tão agora ke xamem mazé a peliça, mas xamem a verdadêra não é os bidés xês de micózes no cesse ke pái andem.
Mal xiguê e a pessenagem ke vi lógue foi o Sant'Intrude alés. Tanta criatura ke me pedia aparcer à frente e tinha de ser lógue akele azile. Caguê lógue um pé tôde. Ma même sére ninguém o ógema e manda pós Farelhões adonde arrecadô os melhões, même no mê dos kelhões?
Na fassem o k'eu ves digue e vão parar perte. Mêtem mas é um conta kilómetres nas passolas do gáde brave ke pus vistes inda na foi pó abate. Essa é ôtra. Mas prakié ke kerem tanta carrne de vaca velha na Cá d's Pescadôs? Pa fazê xanfana? Nem sê se praísse prestem... É carne munte amassada. Só se for pa fazer amburgas. E os restes intreguem mazé ós cães, antes kóguem s'ingasgue.
Óvirem? Conta kilómetres nas passarolas. Despois diguem k'eu não avizê. Adeuzinhe. Vô-me inssaiar à moinante pa ver se me calha, na digue uma vaca ó uma cabra, mas ó menes koké coiza p'akecer o pecêbe, cóssenão fike cum brace má grosse có cornes da Dotôra.
 
Na se xtraguem, olhem có senão inda morrem com óguma pneumenia e os kevêres andem munte apkentádes e na têm tempe pa fazer buraques. Até preke buraques é o ke pre cá na faltem. A mim é ke na me calha nada. Não há-de ser nada. Tamém já acabo a urbana pá Kikas. Despois na kerem kum gaje imigre.
 
Vá! Vão pa setenta. Xta cão e ssta gáte!
 



Sem comentários:

Enviar um comentário